Primoz Roglic não compete desde a sua queda no final da 16.ª etapa da Volta a Espanha, em setembro de 2022. O esloveno da Jumbo-Visma recuperou das lesões e já treina há algum tempo sem limitações, estagiando em Tenerife, Espanha, para preparar o regresso às corridas.

PUB
Cube Stereo ONE

O principal objetivo de Roglic, como o ciclista e a sua equipa anunciaram, é vencer o Giro de Itália, em maio, e o primeiro teste – e não surpreendentemente talvez o único – ao seu estado de forma será só na Volta à Catalunha, no final de março (20-26).

PUB
Nova Trek Supercaliber

“Já não sinto dores no ombro. Até agora está tudo a correr conforme o planeado. Estarei pronto para o Giro. O meu primeiro grande teste será a Volta à Catalunha”. Esta deverá ser a única corrida disputada por Roglic antes da grande volta italiana, numa abordagem conservadora à corrida semelhante à que o corredor experimentou na última temporada, para o Tour de França.

“Decidi preparar-me para o Giro com um estágio prolongado”, esclareceu Primoz Roglic, que, repetindo a Vuelta de 2022, enfrentará o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) na disputa agora pela camisola rosa. O britânico Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) também estará presente na primeira grande volta da temporada, entre os dias 6 e 28 de maio próximos.

A escolha da Volta à Catalunha pelo esloveno talvez não seja uma casualidade. Se vencer acorrida espanhola, tornar-se-ia o único corredor da história a vencer seis das sete voltas de uma semana de maior prestígio. O seu currículo, bastante rico, inclui a outra corrida do país vizinho, Volta ao País Basco, as duas francesas Paris-Nice e Critérium du Dauphiné, e ainda o Tirreno-Adriático e a Volta à Romandia.

Em caso de vitória na Catalunha, restaria apenas a Roglic conquistar a Volta à Suíça, em que, frise-se, nunca participou. “Gostaria muito de vencer na Catalunha para atingir este recorde. São corridas que gosto. A Volta à Suíça também é uma corrida que deveria agradar-me, mas nunca consegui encaixá-la no meu programa até… agora”, explicou o líder da Jumbo-Visma em que tem previsto participar este ano.

Fotos Primoz Roglic Twitter

PUB
Specialized Levo

Também vais querer ler…

Wout van Aert fora da Strade Bianche

Também vais gostar destes!