Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet É a mais recente 'bomba' de gravel da marca, equipada com rodas e pneus que também são novidades e estão à venda em separado para montagem noutra bicicletas da Giant ou de outras marcas. Já conhecíamos a Giant Revolt, é certo, mas agora há um upgrade nesta gama da marca, digamos assim: é a chegada da Giant Revolt X, uma nova bicicleta de gravel com suspensão à frente, com curso de 40 mm. É a primeira gravel deste fabricante a incluir amortecimento.PUB Mas há mais novidades, nomeadamente as rodas que vemos nesta nova bicicleta, bem como os pneus. São as rodas Giant CXR X1 e os pneus Giant Crosscut, tudo para gravel, naturalmente, e à venda em separado para instalação em bicicletas desta ou de outras marcas. Já lá vamos. Primeiro, o que de melhor encontramos nestas novas gravel. E entre esses pontos temos de referir a suspensão frontal com 40 mm de curso, algo muito bem-vindo no gravel e cada vez mais utilizado nos modelos de 2023, e também o flip chip que a Giant faz questão de manter na Revolt. Este elemento permite-nos fazer um ligeiro ajuste na geometria da bicicleta e também mudar o clearance para instalar pneus atrás (até 53 mm). Podemos assim alongar um pouco a distância entre eixos em função do nosso corpo, do estilo de condução e do terreno, à partida. Na otmização da geometria nesta nova Giant Revolt X temos também um eixo de pedaleiro mais longe do solo, uma união do tubo diagonal mais baixa e tubos mais finos, em geral. Diz a marca que esta construção torna a bicicleta mais reativa.PUB Depois, outra vantagem pode ser o espigão de selim telescópico, algo que também vemos cada vez mais nas gravel, felizmente. Neste caso, com 25 mm de flexibilidade vertical e curso entre 75 e 100 mm no ajuste em altura. As versões Advanced Pro, por exemplo, contam com o guiador Contact SL XR D-Fuse, que, em conjunto com a suspensão frontal, “ajudam a minimizar a fadiga das mãos e dos braços, absorvendo impactos e vibrações antes que estas cheguem ao corpo do ciclista”, explica a Giant. Além disso estão presentes conjuntos de transmissão eletrónicos da Sram, travões também da marca norte-americana e as rodas Giant CXR X1 e pneus Giant Crosscut que são novidade e falamos mais à frente. Tudo depende da versão selecionada.PUB A gama Giant Revolt X 2023 Os preços surgem no site oficial da Giant, onde também estão as listas completas de equipamento e material das quatro versões da bicicleta: Giant Revolt X Advanced Pro 0 Giant Revolt X Advanced Pro 1 Giant Revolt X Advanced Pro 2 Giant Revolt X 1 A primeira é a topo de gama, com alguns pontos diferentes face às restantes. Exemplo: as três últimas contam com a suspensão frontal RockShox Rudy XPLR de 40 mm, enquanto a Advanced Pro 0 tem também 40 mm, mas sob a forma de uma Fox 32 Float AX Performance Elite. Nos pneis a mesma coisa: a topo de gama tem uns Maxxis Rambler 700x50c tubeless, ao passo que as outras contam com os Giant CrossCut Grip 1 de que falamos já a seguir, pois é uma novidade da marca para o gravel, também. Nas rodas, é ao contrário: todas têm as novas Giant CXR X1 Carbon (outra novidade gravel do fabricante, mais informação a seguir neste artigo), mas a Giant Revolt X 1 apresenta-se com um par Giant XCT-1 Disc (alumínio). Quanto a transmissão, as duas mais bem equipadas têm grupos eletrónicos da Sram, nomeadamente o conjunto AXS Eagle GX na Advanced Pro 1 e o X01 Eagle AXS no caso da Advanced Pro 0. Rodas Giant CXR X1 São um modelo de gravel com 25 mm no interior e capazes de acolher pneus de 40 a 50 mm (até 2.3”). Diz a Giant que permitem andar com pressões mais baixas e que os aros hooklessa “aumentam a durabilidade e a absorção de impactos”. PUB Com um sistema que integra o núcleo e o eixo da roda, estas novas rodas em carbono apresentam perfil de 25,8 mm e tecnologia Dynamic Balanced Lacing para criar “a tensão perfeita nos raios Sapim Laser, para mais rigidez e travagem mais eficaz”, garantem. São tubeless, compatíveis com discos Centerlock e com um peso de 1.430 gramas o par. Pneus Giant Crosscut Já os novos Giant Crosscut (Grip 1 ou Grip 2) confiam na tecnologia Kevlar X-Shield para reduzir a ocorrência de furos, diz a Giant. Os tacos laterais quadrados prometem mais tracção em curva e na lama, ao passo que a nova banda de rodagem Rough Gravel, ao centro, traz velocidade. São pneus pensados para uma utilização em “10% de estrada e 90% de terra”, tubeless, na medida 700x45c. Toda a informação no site da Giant, link abaixo. Mais info: www.giant-bicycles.com/pt Também vais querer ler… Teste GoRide.pt: Giant Revolt Advanced 2 2022 [com vídeos] Imagens: Giant
Componentes Novo pneu Hutchinson Blackbird: promessa de mais performance e velocidade [com vídeo] A marca fala de um aumento de até 4.000 km na vida útil neste pneu Hutchinson Blackbird, que chega com versões para câmara ... Por GoRideHá 17 horas
Bikes Bike dos Prós: as Orbea ‘réplica’ da Lotto Dsnty Estas réplicas da Orbea são igualzinhas às dos ciclistas profissionais da Lotto Dsnty. Os preços começam nos 10.000 euros... Por GoRideHá 2 dias
Acessórios Nova capacete Scott Cadence Plus: o mais ‘rápido’ de sempre? [com vídeo] O novo capacete Scott Cadence Plus é o mais rápido alguma vez criado pela marca e já tem o selo de aprovação World ... Por GoRideHá 3 dias
Componentes Novos pneus Vittoria Peyote e Mezcal 2.4 com tecnologia XC Race Dois modelos de pneus Vittoria que surgem agora na medida 2.4 e com a nova tecnologia XC Race da marca, otimizada nas pistas ... Por GoRideHá 4 dias
Componentes Novo guiador integrado Aurum [com vídeo] O novo guiador integrado Aurum pode complementar muito bem o look das bicicletas Aurum Magma e Essentia. O preço ronda os 470 euros... Por GoRideHá 4 dias
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023