A Schrader é uma marca que já nos é familiar. Inventou o tipo de válvula de pneus que encontramos em automóveis, motos e também em bicicletas. É aquela válvula mais grossa e que se diferencia da válvula mais fina, a Presta. Nas bicicletas de estrada há quase sempre válvulas Presta, que também se encontram muito nas BTT. Nestas, contudo, a válvula Schrader é muito comum ainda. Mas olhemos para o Schrader AIRsistant…

PUB
Prototype

Não é um tipo de válvula, é sim uma novidade recente e diferente deste fabricante alemão. O Schrader AIRsistant é um pequeno dispositivo que colocamos em qualquer tipo de válvula e que permite acompanhar a pressão dos pneus através de uma app instalada no smartphone. Basicamente é isto, apesar de haver mais pormenores, que vemos já a seguir.

Este é um sistemas de TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), isto é, um sistema de controlo da pressão dos pneus, algo em que a Schrader já era especialista.

Então, os TPMS do Schrader AIRsistant podem controlar a pressão dos pneus e também a sua temperatura. Os sensores que controlam esses parâmetros transmitem os dados em tempo real por Bluetooth para um ecrã da bicicleta (para a unidade de controlo de uma e-bike, por exemplo), para um ciclocomputador compatível (os dispositivos Garmin são compatíveis) ou para uma app móvel, Android ou iOS, instalada no smartphone.

PUB
Giant TCR 2024

A pressão dos pneus é apresentada ao iniciar a marcha e pode ajustar-se facilmente com a função de monómetro digital, ainda para mais. As variações de pressão podem ser vistas no ecrã ou na app do smartphone, logicamente.

Por exemplo: se a pressão real do pneu for diferente da ideal, o ciclista recebe um aviso através de uma notificação no ecrã ou na app móvel. Existem também alertas se se detetarem furos ou pequenas fugas de ar, sendo que o sistema é compatível com câmaras de ar ou rodas tubeless. Para válvulas Presta ou

Mais info:

AIRsistant installation video for bikes and e-bikes with Schrader valves.
AIRsistant installation video for bikes and e-bikes with Presta/Sclaverand valves
PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!