É já este domingo (27 de Março) que ficamos a saber quem vence a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, pois disputa-se a Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição em Portugal que começa e acaba em aldeias. São 133 corredores, a representarem 19 equipas, e 144,8 km que vão de Sobral de São Miguel até Ferraria de São João.

PUB
TrekFest 2024

A partida será dada ao meio dia naquela aldeia do município da Covilhã e a partir daí os ciclistas vão atravessar diferentes locais, entre eles as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro. Isto até chegarem à subida até à aldeia no concelho de Penela.

Esta é uma corrida que faz parte do projeto Cyclin’ Portugal, que tem como objetivo promover o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática do ciclismo, e por isso não faltarão grandes paisagens. Mas também dificuldades no percurso.

Para a classificação da montanha vão ser ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, nos 47,9 e 65,3 km, respetivamente. O final também será marcado por uma subida que contará para a classificação dos trepadores. Uma subida com 5,4 km e uma inclinação média de 7,2%.

A prova atravessará três unidades de paisagem pois começa na serra do Açor, passando de seguida pelo Zêzere e terminando na serra da Lousã. No pelotão estarão as dez equipas continentais UCI portuguesas, sete equipas de clubes nacionais e ainda as equipas galegas dos Aluminios Cortizo e dos Supermercados Froiz.

PUB
Prototype

A competição vai bastante renhida na frente, sendo que Rafael Silva (Efapel Cycling) lidera com 120 pontos, Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) vai “colado” com 115, Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) de seguida com 110, e com menos cinco pontos está ainda Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor).

A Taça de Portugal pode ainda ser ganha por dez atletas! Isto porque esta prova final vale 75 pontos ao vencedor, tornando a Clássica Aldeias do Xisto ainda mais empolgante.

Mais info:


Imagens: FPC // Aldeias do Xisto

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!