Egan Bernal foi o último a vencer o Tour de França antes de Tadej Pogacar. O colombiano ganhou em 2019 como um dos mais promissores corredores jovens da nova geração, mas o esloveno interpôs-se no ano seguinte, com um desempenho extraordinário, culminado no contrarrelógio final, em que esmagou o favorito e até dominador da prova, o compatriota Primoz Roglic.

PUB
Beeq

Bernal sucumbiu a dores nas costas, devido a uma dissimetria entre os membros inferiores, que conseguiu debelar (ou pelo menos atenuar satisfatoriamente) até ao início da temporada de 2021. Nesta, o corredor da Ineos voltou a afirmar o talento e arrecadou o Giro de Itália. Um êxito que o faz projetar-se, de novo, para a maior competição de ciclismo do mundo: o Tour de França, a que regressar em 2022 – para vencer, obviamente!

“No próximo ano, gostaria de regressar ao Tour de França”, afirmou o corredor de 24 anos, apesar de frisar que o seu calendário competitivo do próximo ano ainda não está definido.

O trepador da Ineos fez as declarações durante o Critério do Giro de Itália, no Dubai. “Tenho de analisar os percursos, mas adianto desde já que espero participar do Tour, para voltar a ter sucesso novamente”.

Após ter vencido o Giro em maio, o colombiano esteve na Vuelta a Espanha no verão, prescindindo do Tour. “Não sei se farei o Giro, vai depender do percurso. Este ano estive lá, por isso é hora de voltar ao Tour”, afirmou Bernal.

PUB
TrekFest 2024

Referindo à lesão nas costas, admitiu: “Para ser sincero, ainda tive alguns problemas este ano, mas agora estou a sentir-me muito melhor. Sei a lesão que tenho, que leva algum tempo a recuperar a 100 por cento, mas quero é ir para as corridas e acelerar, mesmo com alguma dor».

“Mais dores nas pernas do que nas costas, esse será o meu grande objetivo no próximo ano”, e o lema de Bernal para atacar o Tour em 2020 – o desafio é grande.

Também vais gostar destes!