Matej Mohoric (Bahrain Victorious) ‘agradece’ ao capacete ter-lhe salvo a vida na aparatosa queda que o corredor sofreu na 9.ª etapa do Giro de Itália, no último dia 16, e de que resultaram apenas pequenas lesões.

PUB
Giant TCR 2024

“Estes acidentes mostram a importância de usar capacete. Gostaria de agradecer ao nosso parceiro Rudy Project, pois o seu capacete salvou minha vida”, afirmou o esloveno, que foi projetado de cabeça para o asfalto, quando perdeu o controlo de sua bicicleta na descida do Passo Godi. No impacto, a bicicleta partiu-se em duas partes, na zona da forqueta.

Apesar de inicialmente parecer pronto a voltar à corrida, Mohoric foi aconselhado a desistir, com suspeita de concussão. Nesta última sexta-feira, a equipa Bahrain Victorious divulgou uma atualização sobre a situação clínica do seu corredor, confirmando que este se encontra “bem e que sofreu apenas uma leve concussão e pequenos hematomas”. A formação revelou, ainda, estar a colaborar com a marca de bicicletas Merida para investigar a causa do estranho acidente.

Mohoric explicou-o em detalhe. “Entramos na curva a alta velocidade, mas a minha trajetória não foi perfeita. Planeava ultrapassar o Gino [Mader] à saída da curva, mas esta surpreende-me, por ser muito mais fechada. Comecei por perder a roda traseira, que entrou em derrapagem, mas consegui, num primeiro momento, agarrar a bicicleta. Mas ao fazer isso bati na berma à minha esquerda, com o pedal, e a bicicleta deu uma pirueta. Felizmente, a bicicleta absorveu toda a energia quando o garfo se partiu, e é por isso que saí deste acidente apenas com pequenos hematomas e uma leve concussão”, explicou o ciclista.

Mohoric voltou para a sua casa, no Mónaco, na quarta-feira, e o regresso à competição deverá ocorrer na Volta à Eslovénia em junho, antes da Volta a França no final desse mês, embora a sua participação nesta ainda não esteja confirmada.

“Depois da queda, senti um pouco de dor e adrenalina, mas sinto-me bem e voltarei a treinar dentro de uma semana, depois de passar pelo protocolo de despistagem de consequência de concussões da UCI”, disse Mohoric.

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!

Destaque

António Morgado soma e segue

António Morgado venceu a segunda etapa da Volta às Astúrias, impondo-se, em sprint, a um pelotão restrito. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), sexto no primeiro ...