O sprinter Dylan Groenewegen revelou que não duvida da sua boa forma física quando regressar à competição na próxima semana no arranque do Giro de Itália, mas sim do nível de recetividade do pelotão, devido à responsabilidade na queda grave de Fabio Jakobsen na Volta à Polónia de 2020.

PUB
Orbea Genius Dealers

O holandês da Jumbo-Visma reconhece, igualmente, que poderá não ter força mental suficiente para enfrentar a eventual hostilidade de alguns parceiros de profissão.

Groenewegen termina o período de suspensão de nove meses imposta pela UCI devido o incidente com Jakobsen no próximo dia 8 de maio, precisamente a data de início do Giro.

“Algumas pessoas vão responder bem ao meu regresso, algumas pessoas podem achar menos bem. Aceito as emoções de todos”, disse o corredor. “Tenho treinado bem nas últimas semanas, o meu nível físico está muito bom. A única questão é como estarei mentalmente em corrida. Como vou reagir a um pelotão, que certamente estará nervoso, como sempre nas primeiras etapas destas grandes voltas. E como o pelotão vai reagir à minha presença”.

Embora Groenewegen tenha afirmado que enviou mensagens com pedidos de desculpas e reconciliação a Jakobsen, durante o longo período de recuperação do compatriota da Deceuninck, apenas recentemente obteve correspondência e do pai deste, que promoveu um encontro entre os corredores há cerca de duas semanas.

PUB
TrekFest 2024

“O primeiro contato foi com o pai dele [de Jakobsen]. Recebi uma resposta amigável. Achei muito decente”, disse Groenewegen. “Sentámo-nos frente a frente numa pequena sala em Amsterdão, tivemos de desabafar um pouco. Foi uma boa conversa, que prefiro manter sigilosa”.

Durante a sua suspensão, no início deste ano o corredor de 27 anos desvendou que terá recebido proteção policial devido a uma vaga de cartas de ódio e até ameaças de morte. “Aceito as emoções de todos. Não pode ficar pior do que nos últimos meses. Falei muito com um psicólogo. Estou preparado para reações negativas”.

Também vais gostar destes!