Trazemos-te quatro exemplos de como algumas marcas estão a incorporar estes práticos compartimentos que servem apenas para um propósito muito útil: ter um “lugar” para guardar material e objetos que normalmente levamos connosco quando vamos andar de bicicleta. Falamos de marcas com quadros com espaço para armazenamento.

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Atenção que neste artigo deixamos de lado os espetaculares compartimentos que as bicicletas de triatlo integram no quadro, pois trata-se de algo diferente. Nestes casos, diga-se que é o fabrico em fibra de carbono que permite deixar “buracos” no interior dos tubos diagonais onde é possível adaptar pequenos recipientes com tampa.

Estes recipientes passam assim a ser espaço útil para transportar ferramentas, alimentação, objetos pessoais. Tudo o que normalmente levamos nos bolsos do jersey ou numa pequena bolsa de selim, por exemplo. A ideia é boa e está ao alcance de qualquer fabricante, à partida. Basta olharmos para a forma como as baterias das e-bikes estão integradas nos quadros, muitas vezes até de alumínio…

Specialized SWAT Door

Ser marca pioneira neste sistema permitiu que a Specialized avançasse mais que a concorrência neste sector, de certa forma: já se encontra este tipo de compartimentos em várias bicicletas da marca do ‘S’ rasgado. Atualmente, a nomenclatura SWAT é utilizada para designar tudo o que envolve algum tipo de armazenamento no portfólio da Specialized: roupas ou bolsas de quadro recebem a designação SWAT.

Mas o que nos interessa é a SWAT Door, aquela pequena porta que nos causou admiração quando a vimos pela primeira vez e que permite levar dentro do quador o que é necessário para as paragens durante a volta de bicicleta.

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Para o transporte ‘escondido’ de ferramentas, objetos pessoais, alimentação…

Assim conseguimos evitar andar com tudo na mochila, nos bolsos e noutras bolsas. Falamos de coisas pequenas, claro, pois o espaço é sempre limitado nestes sistemas de armazenamento no quadro.

O sistema da Specialized tem uma porta que fecha com um clip e que sela o espaço para evitar a entrada de água, algo que outras marcas também já fazem e é importante. Refira-se ainda que a Specialized é das poucas marcas que está a incorporar este compartimento nos quadros de alumínio.

Mais info: www.specialized.com/us/en/swat-technology

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Trek

É a única marca que não batizou o seu espaço de armazenamento, parece-nos… Refere-se a ele apenas como compartimento interno no quadro. Sem problema. A Trek foi, depois da Specialized, a marca que também apostou neste sistema e que atualmente o apresenta em vários modelos e com abordagens diferentes.

Evidentemente, parte da premissa habitual: existe um acesso ao interior do tubo diagonal e uma tampa oculta junto à grade de bidon. A tampa e o recipiente são o mais estanque possível, evitando a entrada de sujidade ou água…

Tal como as outras marcas, a Trek incorpora este sistema em todos os segmentos de bikes, do BTT à estrada. Outros modelos que contam com este armazenamento estão também apontados ao gravel, como é exemplo a Trek Checkpoint, com soluções engenhosas como a própria face interna da tampa a servir de armazenamento (com espaço para uma ferramenta multiusos, por exemplo).

Orbea Lockr

A Orbea oferece atualmente dois modelos com este compartimento: a Orbea Rallon de enduro e a Orbea Terra de gravel. No primeiro, duas bolsas, feitas à medida, entram no tubo diagonal e trazem grande capacidade de armazenamento. Ambas são seladas e têm espaço para uma câmara de car, um par de “desmontas”, uma ferramenta multiusos e dois cartuxos de CO2, por exemplo.

Quanto à Orbea Terra, o compartimento Lockr encontra-se também atrás da grade de bidon, oferecendo um pouco menos de capacidade: para câmara de ar, cartucho de CO2 e ferramenta multiusos, eventualmente.

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Em ambos os casos, o fecho é feito a partir de pequenas alavancas de quarto de volta, algo muito cómodo de utilizar mesmo com luvas.

Santa Cruz Glovebox

Esta marca norte-americana também tem quadros com um espaço de armazenamento que segue as linhas dos restantes neste artigo: debaixo da grade de bidon encontra-se uma pequena porta que dá acesso ao espaço de armazenamento.

São pequenas bolsas com compartimentos que permitem levar em segurança uma mini bomba, cartuchos de CO2, “desmontas”, ferramenta, câmara de ar e outros bens pessoais, à partida. Podemos armazenar ali até duas bolsas deste tipo.

O fecho é do tipo clip, de encaixe, e é bastante cómodo. Não há um fecho de segurança, por assim dizer, mas isto é algo pouco comum e refira-se que nunca vimos casos de sistemas deste género que se abrem em movimento.

Mais info: www.santacruzbicycles.com/en-GB/glovebox

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Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

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