Portugal conquistou a ambicionada medalha no derradeiro dia dos Mundiais de Pista, este domingo, em Roubaix, França. Iuri Leitão, que na véspera ficou à beira do pódio no concurso de omnium, com um quarto lugar, ficou perto de vencer na eliminação. Todavia, tanto num dia como no outro, o português foi superado pelo italiano Elia Viviani.

PUB
Giant TCR 2024

Foi Iúri Leitão que fez a seleção final dos homens que ficaram com o pódio. Depois, o russo Sergei Rostovtsev abdicou de disputar o pódio, esgotado fisicamente, satisfazendo-se com a medalha de bronze. No duelo final, Leitão foi vencido por Viviani e ficou com a prata.

Além de Iuri Leitão, a dupla formada por João Matias e Rui Oliveira também marcou a presença nacional em disciplinas olímpicas este domingo, competindo nos 50 quilómetros (200 voltas) do Madison, terminando na sexta posição.

Os mais fortes foram os dinamarqueses Lasse Norman Hansen e Michael Mørkøv, com 68 pontos. Seguiram-se os italianos Simone Consonni e Michael Scartezzini, com 64, e os belgas Kenny de Ketele e Robbe Ghys, com 62.

Maria Martins foi a primeira portuguesa a entrar em cena este domingo, competindo na corrida por pontos, em que alcançou a sexta posição. A vencedora foi a belga Lotte Kopecky, única ciclista a somar três dobragens, que finalizou com 76 pontos.

“Cumprimos todos os objetivos a que nos tínhamos proposto. Fizemos um campeonato de excelência e fechámos com a medalha, que foi um prémio para toda a equipa e staff. Estamos orgulhosos do desempenho e dos resultados que obtivemos”, afirmou o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!