É altura de começar a pensar noutros desafios em 2022. Mathieu van der Poel continua a não querer dedicar-se só à estrada e agora vai juntar mais uma vertente ao seu calendário: gravel.

PUB
Specialized Turbo Levo

No próximo fim de semana, 8 e 9 de outubro, vai realizar-se o primeiro Mundial de gravel e Van der Poel junta-se a nomes como Peter Sagan e Greg van Avermaet. Uma mudança de ares muito bem-vinda para o neerlandês, depois de uns Mundiais de estrada para esquecer.

Era um dos favoritos em Wollongong, na Austrália, mas acabou por abandonar muito cedo na prova. Passou parte da noite anterior na esquadra devido a uma altercação com duas adolescentes.

Tudo acabou numa multa para Van der Poel, que vai agora concentrar-se na sua estreia no gravel. A seu lado estará o companheiro de equipa da Alpecin-Deceuninck, Gianni Vermeersch. Ambos irão depois prosseguir juntos quando arrancar a temporada de ciclocrosse.

Nesta vertente, Van der Poel é especialista, já com muitas e muitas vitórias, incluindo quatro títulos mundiais. O neerlandês diz que se “está a escrever um pouco de história” nesta estreia no gravel.

“É a primeira corrida de gravel da minha carreira. Treinei pela primeira vez numa bicicleta de gravel e parece ser algo entre a estrada e o ciclocrosse. A adaptação à bicicleta não foi má”, salientou o ciclista em comunicado, citado pelo Cycling Weekly.

No entanto, apesar de certamente ir chamar muita atenção, Van der Poel afirma que o principal objetivo é divertir-se, mas claro que, se se sentir bem, vai procurar o melhor resultado possível.

O percurso no norte de Itália, em Veneto, terá zonas muito idênticas às que fazem parte da Strade Bianche, corrida que Van der Poel venceu em 2021.

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

A prova masculina de elite terá 190 quilómetros e 800 metros de desnível, com um total de 73% em gravel. Já a feminina contará com 140 quilómetros com 69% de gravel e 700 metros de elevação acumulada.

Podes ler mais pormenores do percurso no link em baixo.

Apresentado percurso do primeiro Mundial de Gravel

Também vais querer ler…

Gravel ganha calendário e campeonato mundiais da UCI

Fotografia: Photo News/Alpecin-Deceuninck

PUB
Spiuk All Terrain Winter 2022

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Estrada