Durante quatro voltas, Mathieu van der Poel ainda fez pairar a dúvida sobre a sua condição física às portas do Mundial de ciclocrosse – que se realiza no próximo domingo, dia 5 -, na derradeira ronda da Taça do Mundo em Besançon (França). No entanto, para os mais atentos era percetível que o neerlandês estava a temporizar a sua ofensiva e que seria uma questão de mais minuto menos minuto para desferir o ataque e dinamitar a corrida.

PUB
Specialized Levo

Quando o fez, este domingo, o corredor da Alpecin-Deceuninck rapidamente deixou todos os adversários para trás e foi ganhando cada vez maior vantagem até ao final da prova, que terminou com 49 segundos sobre o segundo classificado, o belga Laurens Sweeck (Crelan Fristads), que como MVDP demorou a… aquecer.

Na véspera, Wout Van Aert, arquirrival de Van der Poel e o principal oponente na corrida à reconquista da camisola de arco-íris – certamente, será o único… -, tinha dado 47 segundos à concorrência na jornada do Troféu X2O em Hamme (Bélgica). Pelo que ficou evidente que ambos estão no ponto para o Mundial e os restantes corredores num campeonato à parte.

PUB
Subscreve a Newsletter GoRide!

Em Besançon, numa pista seca e sem areia, o campeão francês, Clément Venturini (AG2R Citroën) mostrou bem a camisola tricolor nas primeiras três/quatro voltas, liderando um grupo numeroso em que estava discretamente incluído Van der Poel e fora dele, por estranheza atraso, Laurens Sweeck, que a par de Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal) e de MDVP formava o trio mais cotado em competição.

Quem assistiu poderia ter pensado que Van der Poel não estaria à vontade, que o seu desempenho não se compararia ao de Wout Van Aert um dia antes, quando esmagou a concorrência à falta do seu rival de estimação. Todavia, nem sequer era preciso uma observação cuidada da performance do MVDP para se verificar que estava longe do limite, apenas a adiar o ataque. Decisivo.

PUB
Trek Domane+ SLR

Quando o fez, à quarta volta, impressionou! Acelerou de forma evidente e ninguém o conseguiu acompanhar. Na véspera, Van Aert foi um pouco menos exuberante. Mas pouco… Uma volta depois, Van der Poel já tinha ganho 20 segundos ao grupo perseguidor, onde estava quase a chegar – finalmente – Laurens Sweeck. E quando chegou, partiu de imediato para o ataque e deixou todos para trás, ao estilo Van der Poel!

Sweeck voou para o segundo lugar e Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) foi terceiro, deixando fora do pódio (quarto) o homem da casa, Clément Venturini, autor de uma excelente corrida. Tal como ficou Eli Iserbyt, que depois de arrancar na última volta atrás de Sweeck, errou clamorosamente numa curva.

PUB
Subscreve a Newsletter GoRide!

“Queria controlar e ver como me sentiria atacando na parte mais difícil da corrida. E deu certo, por isso estou satisfeito”, afirmou Van der Poel no final da prova.

“Num percurso rápido como este é a melhor coisa a fazer. Se há um grande grupo na perseguição, eles vão começar a olhar-se entre si. Esse era o objetivo. Fiquei contente por ter aberto uma boa vantagem quando ataquei e depois tentei rodar ao meu ritmo até a linha de chegada”, explicou o tetracampeão mundial da modalidade.

Agora MVDP vai concentrar-se no seu grande objetivo da temporada de ciclocrosse, o Campeonato do Mundo em Hoogerheide (dia 5). “Também dependerá das condições meteorológicas. Mas estou satisfeito com o que senti hoje. Farei alguns treinos curtos, mas intensos, repousarei um pouco e espero no próximo domingo ter as melhores pernas da temporada”, declarou o corredor, que será líder da seleção dos Países Baixos.

Classificação completa:

www.cyclocross24.com

Também vais querer ler…

Van Aert aprovado no ensaio geral do Mundial

Fotografias: Twitter WorldCup_CX

PUB
Vai à Transpyr com a Kenda!
GoRide
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!