Os dois titãs do ciclocrosse decidiram não se defrontar no ensaio geral do Campeonato do Mundo, em Hoogerheide, nos Países Baixos, marcado para o próximo dia 5 de fevereiro.  Mathieu van der Poel vai estar este domingo na Taça do Mundo em Besançon, França, e Wout van Aert competiu este sábado na sexta ronda do X2O Badkamers Trofee, em Hamme (Bélgica).

PUB
Trek Domane+ SLR

O objetivo é simples: nenhum deles sair deste fim de semana com eventual ascendente (ou descendente) em relação ao outro para o grande desafio da temporada de ciclocrosse, o Mundial, que ambos quererão reconquistar, e em que não estará presente o campeão em título, o britânico Tom Pidcock.

Assim, Van Aert foi o primeiro a entrar em ação e não restaram dúvidas que o belga continua em ótima forma e passou com distinção no ensaio geral. O corredor da Jumbo-Visma arrasou a a concorrência.

Foi quase um treino a ritmo competitivo, que pôde fornecer indicações ambíguas ao ciclista, tal a ausência de oposição praticamente a partir de meio da segunda volta. O belga conquistou o nono triunfo na temporada em 13 participações. É obra!

PUB
Subscreve a Newsletter GoRide!

Ainda na primeira volta da corrida, Van Aert começou desde logo a pressionar os adversários e formou-se um pequeno grupo na frente, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal), Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal) e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions), enquanto Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) revelava dificuldades após uma pequena queda.

 

PUB
LIV INTRIGUE LT

Sem atacar, apenas mantendo ritmo elevadíssimo, Van Aert eliminou, um por um, todos os seus oponentes, a um nível claramente acima dos demais. No meio da corrida, já tinha uma vantagem de 45 segundos sobre os três perseguidores, que lutaram ferozmente pelo segundo e terceiro lugares. A hierarquia no trio ficou assim estabelecida: Michael Vanthourenhout (segundo lugar na corrida), Eli Iserbyt (terceiro) e Pim Ronhaar (quarto). Van der Haar fez uma recuperação incrível e terminou a poucos metros destes, no quinto posto.

 

“Ainda assim foi uma corrida difícil, estive sozinho durante muito tempo. Mas é claro que estou satisfeito como decorreu. Quando se vence assim, só se pode falar em ‘uma boa corrida'”, começou por reagir Wout Van Aert após a prova.

“Quando rodava isolado, sempre que os meus pensamentos se dispersavam um pouco, cometia um erro. Mas ‘acordava’ imediatamente. O objetivo foi manter a cabeça fria e prestar atenção às zonas mais difíceis. Definitivamente, penso que foi mais sensato estar nesta corrida, porque tem muitos setores difíceis. E que foi melhor andar isolado do que em grupo”, considerou o belga.

PUB
Specialized Levo

“Poupei-me da viagem a Besançon para aproveitar e descansar. Testei-me bem hoje, numa corrida difícil”, concluiu Van Aert, que foi aprovado no teste. Agora é a vez do Mathieu van der Poel avaliar-se sobre o estado de forma para o Mundial.

Classificação completa:

Também vais querer ler…

As espetaculares corridas da Taça do Mundo em Benidorm [com vídeos]

Fotografias: Twitter X2O Trofee

PUB
Specialized Levo
GoRide
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!