Jonas Vingegaard, da Jumbo-Visma, venceu no alto de Jebel Jais, o final da 5ª etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos (Tour UAE), a mais montanhosa da competição de que Tadej Pogacar (Team Emirates) é ainda mais líder, após ter sido segundo na jornada, permitindo-lhe reforçar a vantagem sobre o mais direto adversário, Adam Yates (Ineos Grenadiers).

PUB
Polisport Balance Bike

Nos metros finais da subida final, de 21 km, Vingegaard ultrapassou o derradeiro resistente da fuga do dia, Alexey Lutsenko (Astana), e conquistou a maior vitória de sua ainda curta carreira.

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) celebra o triunfo no alto de Jebel Jaison (Foto by Tim de Waele/Getty Images)

“Acho que calculei bem o timing de saída”, afirmou o corredor dinamarquês da Jumbo Visma. “Estava fácil no pelotão e decidi atacar, quando desaceleraram um pouco. Foi então que o vi [Lutsenko] mais à frente na estrada… Fiz um último esforço e, para minha sorte, consegui alcançá-lo e vencê-lo mesmo sobre a meta”, explicou Vingegaard.

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) não sentiu grandes dificuldades para até reforçar a liderança (Foto Luca Bettini/BettiniPhoto©2021)

Pogacar destacou-se do grupo de favoritos para finalizar logo atrás do vencedor da etapa, com Yates em terceiro. Dois segundos de bonificação aumentaram a vantagem do esloveno para o britânico para 45 segundos a duas etapas do final da competição.

Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo) atacou a 2,5 km do final, mas não teve êxito  (Foto Tim de Waele/Getty Images)

João Almeida foi quinto na etapa, a apenas 6 segundos de Vingegaard, mantendo a terceira posição de geral, a 1.12 minutos de Pogacar. O português Deceuninck-QuickStep lançou o ataque decisivo, 1,6 km do final, para eliminar as possibilidades de vitória de Lutsenko.

PUB
Trek E-Caliber

Ivan Ramiro Sosa lidera a Ineos Grenadiers no trabalho na subida final para o chefe-de-fila Adam Yates (Photo by Tim de Waele/Getty Images)

Rúben Guerreiro fez uma subida regular, terminando na 34ª posição, a 1.23 minutos do vencedor. O português da EF Education-Nippo é 31º da classificação geral, a 13.39 minutos de Pogacar.

Classificação da 5ª etapa

1             Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma)            4:19.08 horas

2             Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), a 3 segundos

3             Adam Yates (Ineos Grenadiers) m.t.

4             Sergio Higuita (EF Education-Nippo) a 5 s

5             João Almeida (Deceuninck-QuickStep) a 6 s

(…)

34º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo), a 1.23 minutos

Classificação geral após a 5ª etapa

1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates)  17:09:26

2º Adam Yates (Ineos Grenadiers)           a 45 segundos

3º João Almeida (Deceuninck-QuickStep) a 1.12 minutos

4º Chris Harper (Jumbo-Visma) a 1.54 m

5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1.56 minutos

(…)

31º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 13.39 minutos

PUB
Cofidis

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!