O tenista espanhol Rafael Nadal continua a ‘fazer História’ após ter vencido pela 14.ª vez o torneio Roland Garros e o 22.º Grand Slam da sua carreira, no último domingo. No entanto, é sabido que o jogador sofre de uma lesão crónica no pé esquerdo, que o tem forçado, amiúde, a fazer paragens nas temporadas ou a submeter-se a tratamentos com analgésicos.

PUB
Mondraker Raze

Este tratamento, através de infiltração, é legal no ténis, é fundamental para acalmar a dor, e é fortíssimo, ao ponto de Nadal admitir “jogar por vezes sem sentir o pé”, após a injeção no nervo. Durante Roland Garros 2022, o tenista maiorquino chegou mesmo a ironizar sobre o assunto, na conferência de imprensa após a final, frente ao dinamarquês Casper Ruud, quando foi questionado sobre o número de injeções a que foi submetido durante a quinzena da competição francesa. “É melhor não saber”, disse.

Esta declaração provocou uma reação a Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), que tem multiplicado as posições contra o doping nos últimos anos. O corredor francês comentou, nas redes sociais, as declarações de Rafael Nadal em tom irónico: “Os heróis de hoje…”, escreveu o francês no Twitter, juntando um ‘smiley’ para mostrar o seu espanto.

Recorde-se que o Pinot respeita as regras da Agência Mundial Antidopagem (WADA), mas também as do Movimento para o Ciclismo Credível (MPCC), uma associação a que pertencem várias equipas e corredores do pelotão.

PUB
Expander Cross

Qualquer injeção ou infiltração é “estritamente proibida aos membros do MPCC, ou têm de ser autorizadas, por recomendação médica e apenas e só fora da competição”. Recorda-se que, em 2020, Thibaut Pinot, teve de aguardar pelo final da temporada para submeter-se a infiltrações em tratamento de uma lesão nas costas contraída após queda no Tour de França (imagem principal).

“Quando vejo o efeito que a infiltração teve nas minhas costas, digo a mim mesmo que haveria várias corridas em que teria conseguido terminar”, disse o francês em entrevista ao L’Equipe em 2021.

PUB
First Bike

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Em destaque