Joris Nieuwenhuis obteve a sua primeira vitória na elite de ciclocrosse no início desta temporada numa pequena corrida nos Estados Unidos e este sábado estreou-se com o primeiro grande triunfo sua carreira, na Bélgica. O ciclista da Baloise-Trek Lions surpreendeu, mas foi, sem dúvida, o mais forte na corrida do Troféu Superprestige de Merksplas.

PUB

O percurso, lamacento, altamente técnica, extremamente exigente, fez com que as diferenças começassem a ser criadas mais cedo… desde o início. Joris Nieuwenhuis e Niels Vandeputte sobressaíram desde logo nas secções mais complicadas do circuito e o pelotão dividiu-se por completo.

Nieuwenhuis abriu despois um espaço para Vandeputte ainda na primeira volta, enquanto Eli Iserbyt e Felipe Orts faziam a perseguição. O longo troço de areia também se revelou muito difícil e acentuou as distâncias. Uma corrida em que não havia muitas táticas a operar, só força e técnica. Em doses elevadas.

O neerlandês aumentou paulatinamente a vantagem, enquanto o espanhol Orts aproximava-se de Vandeputte na luta pelo segundo lugar e Laurens Sweeck e Gerben Kuypers perseguiam-no na batalha pelo quinto lugar.

Eli Iserbyt acabou por conseguir chegar ao terceiro lugar na sexta volta, quando Orts começou a sofrer, e depois ao segundo lugar na última volta. No entanto, a corrida já estava nas mãos de Joris Nieuwenhuis, que conquistou a vitória mais prestigiada da sua carreira. Iserbyt e Vandeputte completaram o pódio.

“Creio que nas só duas últimas voltas olhei para trás. Depois comecei a andar um pouco mais devagar, porque comecei a pensar no dia de amanhã [a próxima ronda da Taça do Mundo]. Depois apercebi-me da vantagem”, disse Nieuwenhuis na entrevista rápida após a corrida.

“Penso que o facto de a minha lombar ter aguentado hoje fez grande diferença em comparação com os outros crosses em que tive muitos problemas físicos”, disse o corredor dos Países Baixos.

“Houve partes muito difíceis, mas também houve partes muito técnicas. Isso é bom para mim. Vencer é um alívio e dá-me muita confiança para o futuro”, disse o corredor de 27 anos. “Mostra que estou a ir bem, também nos treinos e em tudo o que o envolve a competição. Estou muito feliz com isso”, finalizou Joris Nieuwenhuis.

PUB

Imagens Superprestige Twitter

Também vais gostar destes!