Simon Yates (Team BikeExchange) venceu 19.ª etapa do Giro de Itália, no topo do Alpe di Mera, em ataque à camisola rosa de Egan Bernal (Ineos Grenadiers). João Almeida (Deceuninck-QuickStep) teve mais um desempenho de grande nível e foi segundo classificado pela segunda ronda de montanha consecutiva na prova italiana, demonstrando que é um dos corredores mais fortes do Giro e quer brilhar mais ainda.

PUB

No entanto, o homem do dia foi Yates, que atacou uma primeira vez a 6,4 km do final, para aproveitar a abertura de hostilidades por João Almeida, e voltou a acelerar pouco depois, para se isolar, o que conseguiu, apesar dos esforços do português. Almeida ficou a 11 segundos do britânico, enquanto Bernal limitava as perdas, chegando 28 segundos depois de Yates.

Damiano Caruso (Bahrain Victorious) não conseguiu seguir o ritmo dos três primeiros na etapa, Yates, Almeida e Bernal, mas preservou o segundo lugar da geral, a 2m29s do colombiano da Ineos, com Yates agora a apenas 20 segundos do italiano.

João Almeida não para de mostrar ambição e inconformismo com a sua posição na geral e contou com a equipa para estabelecer um ritmo elevado na fase inicial da subida, selecionando o grupo principal. Quando o último dos seus companheiros terminou o seu trabalho, o português acelerou, mas a Ineos (e Bernal) permitiram-lhe alguns segundos de avanço. Até… Yates atacar.

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

Bastaram 400 metros após a iniciativa de João Almeida. O britânico da BiceExchange passou à ofensiva para tentar distanciar Bernal, como na etapa 17, em que o líder perdeu quase um minuto. No entanto, Bernal não caiu no erro do engodo (que o próprio reconheceu como causa da sua falência naquela etapa) e usou os seus gregários, Jonathan Castroviejo (primeiro) e Daniel Martinez (mais uma vez determinante) para marcar um andamento que lhe permitisse controlar os fugitivos.

Yates chegou a ter uma vantagem de 30 segundos para Bernal, mas o colombiano não fraquejou, e ainda beneficiou das quebras de Aleksandr Vlasov (Astana Premier Tech), Damiano Caruso, Romain Bardet (DSM) e Hugh Carthy (EF Education).

Bernal juntou-se depois a Almeida, que os dois colaboraram para alcançar Simon Yates, mas o português acabou por deixar o camisola rosa para trás, tendo-lhe faltado, apenas, apanhar o britânico.

Este sábado, a 20.ª etapa oferece um teste final em alta montanha, certamente muito mais difícil do que a de hoje, antes do contrarrelógio final de domingo. Com Simon Yates tão agressivo e João Almeida disposto a detonar a corrida para subir o mais possível na geral, o Giro de Itália não parece estar decidido.

PUB
LIV INTRIGUE LT

Também vais gostar destes!