“Acabamos de lançar um novo vídeo no YouTube, um vídeo especial. Além do Giro da Lombardia ser um monumento que quero conquistar, também foi emocionante voltar ao local onde tive a grave queda em 2020”. Esta é a mensagem do Remco Evenepoel nas redes sociais a anunciar a publicação do seu mais recente vídeo no canal YouTube, sobre o emocionante regresso do campeão belga ao local onde sofreu a grave queda, durante a edição de 2020 daquela clássica monumento, em que poderia ter perdido a carreira e até própria a vida.

PUB
Specialized Levo

“Uma coisa boa para fechar o capítulo”, afirma Remco Evenepoel no filme, gravado a 7 de outubro último, no dia seguinte à edição 2023 da Volta à Lombardia, em que o corredor da Soudal Quick-Step obteve a 9.ª posição e o vencedor foi Tadej Pogacar (UAE Emirates).

 

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

Este ano, o percurso da corrida não passou pelo local, a descida o Muro de Sormano, considerada demasiado perigosa pelo historial de quedas graves que lá ocorreram na Il Lombardia. Na visita simbólica à velha ponte de onde se precipitou para uma queda de cerca de 10 metros, Evenepoel esteve acompanhado da sua mulher Oumi.

“Estás stressado?”, pergunta-lhe a companheira. “Sim, fiquei caído, imóvel, lá em baixo, no meio do mato”, responde Remco enquanto observava o resguardo de metal que sinaliza o murete da ponte medieval. “Ah sim, já estava lá! É estranho, parece que ficou marcado com um traço pelo meu pedal, antes de cair. Realmente, é uma queda bem grande”, refere o jovem corredor de 23 anos.

“O que sentes agora?”, questiona Oumi. “Nada de especial. Está tudo bem”, afirma Remco Evenepoel. “Claro que não é a melhor sensação estar aqui. São muitas lembranças más e muita dor. Mas creio que é bom encerrar este capítulo”, acrescenta o corredor, que recorda o momento da queda.

“Estávamos a descer muito rápido, a cerca de 80, 85 km/h. Na preparação para a corrida, no reconhecimento da descida, tomei como referências estas duas casas, porque sabia que depois havia duas curvas perigosas. Estava focado nessas duas casas. Mas creio que fiquei um pouco tenso e provavelmente cometi um erro”, recorda o duplo vencedor de outra clássica monumento, a Liège-Bastogne-Liège.

PUB
Orbea Genius Dealers

Oumi: “Só via bicicleta, não sabia onde estavas…”

“Na verdade, para fazer as duas curvas perfeitamente tem de se entrar por fora e depois meter para o interior, essa é a trajetória correta. Mas não foi isso que fiz e perdi a trajetória, saindo muito largo, o que provocou a queda. Fui direito ao muro e mergulhei no barranco”, explica.

“Essa imagem está gravada na minha cabeça, na televisão, que mostrava a tua bicicleta, mas não se via onde estavas”, destaca Oumi, num dos momentos de maior emoção deste vídeo.


Imagem Soudal Quick-Step Twitter

Também vais gostar destes!