A 28.ª edição da Volta à Eslovénia tem como principal motivo de interesse a participação de Tadej Pogacar, de regresso à competição após dois meses com o objetivo de ultimar a preparação para o Tour de França, que se inicia no próximo dia 1 de julho.

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

E logo na primeira etapa, disputada esta quarta-feira, entre Nova Gorica e Postojna (164,7 km), o vencedor das duas últimas edições da ‘Grande Boucle’ testou a sua condição física. De resto, também a sua equipa, UAE Emirates, parece querer mostrar um nível de superioridade sobre a concorrência comparável à que a rival Jumbo-Visma exibiu no recente Critério do Dauphiné, especialmente na montanha, por Primoz Roglic e Jonas Vingegaard – apesar de a competitividade da volta eslovena, convenhamos, ser claramente inferior à da francesa.

 

Acompanhado pelo seu companheiro de equipa Rafal Majka e Domen Novak (Bahrain-Victorious), Tadej Pogacar não demorou a partir para o ataque, aproveitando o relevo desnivelado da etapa. Na penúltima subida do dia, a cerca de 60 quilómetros da meta (!), o esloveno tomou a iniciativa e apenas aqueles dois conseguiram acompanhá-lo. O trio ganhou rapidamente uma vantagem de quase dois minutos até ao sopé da subida final, Razdrto (7,6 km a 6,7%), a 20 km da chegada, onde a diferença baixara pouco mais de 30 segundos.

PUB
Mondraker Raze

 

Depois da descida subsequente, aproveitando a superioridade numérica, os dois corredores da UAE Emirates começaram a atacar mutuamente Domen Novak e na derradeira aceleração, à entrada do último quilómetro, Rafal Majka conseguiu, enfim, destacar-se para conquistar a sua primeira vitória desde agosto de 2021. Com o triunfo, o trepador polaco apoderou-se, logicamente, da liderança da classificação geral.

Domen Novak terminou na segunda posição, a 2 segundos de Majka e um metro à frente de Tadej Pogacar. O pelotão cruzou a linha de chegada 48 segundos mais tarde.

 

PUB
Catlike

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Em destaque