Aos 32 anos, Peter Sagan prepara-se para começar a 14ª temporada no ciclismo profissional, em que se iniciou em 2010 com apenas 20 anos, o que era muito raro na época, mas hoje bem menos! O eslovaco ganhou quase tudo e tem uma carreira mais do que cheia.

PUB

Menos vitorioso e frequente na luta pelas posições de topo das corridas nos últimos anos, superado pela jovem “guarda” do pelotão, o tricampeão mundial (2015, 2016 e 2017), líder da TotalEnergies desde 2022, não deixa de ser ambicioso.

E como confidenciou nas colunas do jornal Ouest-France, tem um último grande objetivo a alcançar antes de se retirar do ciclismo profissional. E não é uma meta qualquer…

PUB
Specialized Levo

 

“Quero vencer a Milão-San Remo. Isso é o que sinto falta para dizer que a minha carreira é de pleno sucesso. Esta corrida está nos meus horizontes há muito tempo. É uma corrida fácil no papel, e no relevo do percurso, mas tão difícil de vencer”, confidenciou Sagan, que terminou sete vezes entre os cinco primeiros da corrida italiana, um dos cinco monumentos do ciclismo, incluindo duas vezes em segundo, atrás de Gerald Ciolek em 2013 e Michal Kwiatkowski em 2017.

Para isso, Peter Sagan – que retomará a competição em poucos dias na Volta a San Juan (de 22 a 29 de janeiro) – pode contar com uma estrutura que se recuperou em 2022 após dois anos complicados.

“É uma grande equipa, com corredores experientes, até veteranos, mas ainda muito capazes. No ano passado estava em péssima forma e a equipa provou que podia vencer sem mim. É um exemplo muito bom […] Só existem bons rapazes, jovens talentos. Burgaudeau e Ferron são fortes. Mesmo que ainda precisem de um pouco de experiência, são capazes de vencer grandes corridas”, explicou o natural de Zilina, que encara a temporada de 2023 com otimismo. “Está tudo bem, estou a treinar desde outubro sem problemas. Creio que será um bom ano”, concluiu.

Também vais querer ler…

As corridas em que as figuras do WorldTour iniciam a temporada

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Fotografias: Twitter TotalEnergies

Também vais gostar destes!