A etapa rainha do Giro de Itália foi reduzida em 60 quilómetros e duas contagens de montanha de categoria superior devido ao mau tempo, mas nem por isso desfecho foi diferente do que tem marcado a hegemonia de Egan Bernal (Ineos Grenadiers) na corrida. O colombiano deu outro recital, vencendo a etapa e reforçando a vantagem na liderança da classificação geral.

PUB

Bernal atacou sensivelmente a metade da subida final de primeira categoria (Passo Giau), depois de a EF Education-Nippo ter selecionado o grupo principal. O corredor da Ineos rapidamente se distanciou deste e alcançou os fugitivos, em que se incluía João Almeida (Deceuninck-QuickStep), partindo, em solitário, até ao topo. Bernal, desceu depois, em segurança (17 km) para a meta, comemorando a sua segunda vitória em etapas este Giro, agora em Cortina d’Ampezzo.

“É uma grande vitória. Ter a maglia rosa é especial, mas quero respeitá-la, fazer algo especial”, explicou Bernal. “Além disso, quero mostrar que estou de volta ao jogo. A equipa acreditou em mim durante a etapa, e eu apenas tentei ganhar e fazer algo especial”.

“Quando a corrida se torna mais difícil devido às condições climatéricas, precisamos de ser firmes também na mentalidade. Eu tinha essa mentalidade no início da etapa e mantive-a. Foi um dia para sofrer e nós sofremos”, afirmou o corredor colombiano.

PUB
Liv Devote

Romain Bardet (Team DSM) terminou em segundo, ao lado de Damiano Caruso (Bahrain Victorious) em terceiro, ambos 26 segundos depois do colombiano, que tem a caminhada para o triunfo no Giro cada vez mais cor-de-rosa.

Caruso subiu do terceiro para o segundo lugar da geral, agora a 2m24s de Bernal, ultrapassando Simon Yates (Team BikeExchange), que caiu para o quinto lugar depois de fraquejar no Giau. Hugh Carthy é terceiro, a 2m37s do líder, enquanto Aleksandr Vlasov (Astana-Premier Tech) é quinto, a 4m18s.

Hugh Carthy e Giulio Ciccone (6.º da geral, a 4m31s) terminaram a 1m21s com João Almeida, que teve a liberdade de entrar na fuga no dia, com Remco Evenepoel a perder mais de 20 minutos, caindo do top 10. A liderança voltou assim para o português, que subiu ao 10.º lugar da geral, ainda que a mais de 10m01s de Bernal.

PUB

Também vais gostar destes!