“Não temos outro planeta.” Uma frase que é agora repetida pela Movistar, que quer ser a primeira equipa de ciclismo 100% sustentável. A formação espanhola garante que a partir deste verão vai adotar várias medidas, desde mudanças nos seus automóveis, a alterações na sede em Pamplona.

- - - Pub - - -

Polisport T500

O diretor da estrutura que conta com o português Nelson Oliveira, Eusebio Unzue, afirmou que a Movistar é “uma equipa de ciclismo que trabalha para o futuro, desde o presente”. E é no imediato que querem começar a fazer a diferenças.

Em anos recentes, várias equipas têm-se esforçado para serem mais amigas do ambiente, pois apesar do desporto em si ser dos melhores neste aspeto, pormenores como o material dos bidões (agora são biodegradáveis) ou a criação de uma bolsa extra nas camisolas para colocar os papéis das barras ou dos géis, por exemplo, e assim evitar deitá-los para o chão, foram medidas importantes para tornar a modalidade “mais verde”.

Recentemente, as organizações das corridas criaram locais específicos no percurso para que os ciclistas possam deitar fora o lixo, sendo este posteriormente recolhido. Assim é evitado que o lixo fique espalhado ao longo dos muitos quilómetros das provas.

Na Movistar, para começar, foi feito um estudo que concluiu que entre os veículos utilizados pela equipas masculina e feminina e os gastos na sede, eram produzidos o equivalente a 175 mil quilos de dióxido de carbono por ano. Baixar este valor é então um dos principais objetivos.

Na sede em Pamplona irá apostar-se na instalação de painéis solares, com a Movistar a garantir que irá “contratar energias 100% renováveis”. No comunicado publicado no site da equipa, lê-se que também os veículos vão ser substituídos. A formação espanhola conta com o apoio da Volvo e vai optar por modelos híbridos.

A Abarca Sports, detentora da equipa, revelou ainda que irá apoiar projetos relacionados com a mobilidade sustentável. Com a implementação destas medidas, a empresa espera assim obter o selo de reconhecimento do Ministério de Transição Ecológica espanhol.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.