Portugal começou os Europeus de pista a ganhar uma medalha. Iúri Leitão sagrou-se vice-campeão da Europa na disciplina de eliminação, garantido desde já uma medalha de prata, logo no primeiro dia da competição, que está decorrer em Plovdiv, na Bulgária.

PUB
Polisport Balance Bike

Dario Belingheri/BettiniPhoto©2020

O ciclista de Viana do Castelo realizou uma corrida inteligente. Esteve sempre bem colocado, em lugares que permitiam a mobilidade nos sprints de eliminação, não se deixando fechar pelos adversários. Volta após volta, Iúri Leitão foi crescendo na corrida e, à medida que os adversários iam saindo de cena, o português começou assumir-se como um forte candidato ao pódio.

Foi uma aceleração do português que selecionou os atletas que iriam discutir as medalhas. O russo Sergei Rostovstev cedeu e ficou com o bronze, com o britânico Matthew Walls a bater Iuri Leitão na luta pelo ouro europeu.

Dario Belingheri/BettiniPhoto©2020

Em prova esteve também Maria Martins. A ribatejana – primeira portuguesa a apurar-se para os Jogos Olímpicos em ciclismo de pista – foi a décima classificada na disciplina de scratch. Maria Martins foi uma ciclista muito marcada durante a prova de 40 voltas, durante a qual nenhuma corredora quis assumir responsabilidades no pelotão.

Aproveitando a marcação entre as principais candidatas às medalhas, a bielorrussa Hanna Tserakh atacou a dez voltas do fim e pedalou na frente de corrida, isolada, até à última curva da pista. Foi nessa altura que Martina Fidanza, saída do pelotão a quatro voltas da chegada, conseguiu ultrapassar a corredora do Leste da Europa. A medalha de ouro ficou para a italiana e a de prata para a bielorrussa. A ucraniana Tetyana Klimchenko fechou o pódio.

Esta quinta-feira, os mesmos dois atletas portugueses estarão em ação, mas trocarão de disciplinas. Ou seja, Iúri Leitão estará na prova de scratch ás 16h30 e Maria Martins competirá na corrida de eliminação, às 17h25.

A partir de sexta-feira, os gémeos Oliveira também irão procurar conquistar medalhas nestes Europeus. Ivo e Rui terminaram no domingo a participação na sua primeira grande volta, em Espanha, e vão regressar à pista para competir na perseguição individual (Ivo), na corrida por pontos (Rui) e serão a dupla portuguesa no madison.

PUB
Specialized Aethos

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!