Portugal começou os Europeus de pista a ganhar uma medalha. Iúri Leitão sagrou-se vice-campeão da Europa na disciplina de eliminação, garantido desde já uma medalha de prata, logo no primeiro dia da competição, que está decorrer em Plovdiv, na Bulgária.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Dario Belingheri/BettiniPhoto©2020

O ciclista de Viana do Castelo realizou uma corrida inteligente. Esteve sempre bem colocado, em lugares que permitiam a mobilidade nos sprints de eliminação, não se deixando fechar pelos adversários. Volta após volta, Iúri Leitão foi crescendo na corrida e, à medida que os adversários iam saindo de cena, o português começou assumir-se como um forte candidato ao pódio.

Foi uma aceleração do português que selecionou os atletas que iriam discutir as medalhas. O russo Sergei Rostovstev cedeu e ficou com o bronze, com o britânico Matthew Walls a bater Iuri Leitão na luta pelo ouro europeu.

Dario Belingheri/BettiniPhoto©2020

Em prova esteve também Maria Martins. A ribatejana – primeira portuguesa a apurar-se para os Jogos Olímpicos em ciclismo de pista – foi a décima classificada na disciplina de scratch. Maria Martins foi uma ciclista muito marcada durante a prova de 40 voltas, durante a qual nenhuma corredora quis assumir responsabilidades no pelotão.

Aproveitando a marcação entre as principais candidatas às medalhas, a bielorrussa Hanna Tserakh atacou a dez voltas do fim e pedalou na frente de corrida, isolada, até à última curva da pista. Foi nessa altura que Martina Fidanza, saída do pelotão a quatro voltas da chegada, conseguiu ultrapassar a corredora do Leste da Europa. A medalha de ouro ficou para a italiana e a de prata para a bielorrussa. A ucraniana Tetyana Klimchenko fechou o pódio.

Esta quinta-feira, os mesmos dois atletas portugueses estarão em ação, mas trocarão de disciplinas. Ou seja, Iúri Leitão estará na prova de scratch ás 16h30 e Maria Martins competirá na corrida de eliminação, às 17h25.

A partir de sexta-feira, os gémeos Oliveira também irão procurar conquistar medalhas nestes Europeus. Ivo e Rui terminaram no domingo a participação na sua primeira grande volta, em Espanha, e vão regressar à pista para competir na perseguição individual (Ivo), na corrida por pontos (Rui) e serão a dupla portuguesa no madison.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.