Seis anos depois de ter chegado à Alcateia da Soudal Quick-Step, Fabio Jakobsen está a despedir-se da formação belga e embarcará num novo capítulo da sua carreira em 2024, a DSM-Firmenich.

PUB
Nova Coleção Evoc

A encerrar a temporada, o velocista neerlandês, de 27 anos, deixou uma mensagem emocionante em vídeo, homenageando a equipa em que passou os melhores e os piores momentos.

“Estou emocionante, mas sabia que esse momento chegaria”, disse Fabio Jakobsen no filme de cerca de 8 minutos, publicado no site oficial da Soudal Quick-Step.

Jakobsen conquistou 45 vitórias com as cores da Quick-Step, quatro em grandes voltas, tendo sido considerado um dos mais promissores sprinters da nova geração, mas o grave acidente no final da segunda etapa da Volta à Polónia em inícios de agosto de 2022, causado pelo compatriota Dylan Groenewegen, então na Jumbo-Visma (atualmente na Jayco), deixou-o às portas da morte.

O ciclista de Gorinchem iniciou, então, uma recuperação longa, mas bem conseguida, e regressou ao mais alto nível menos de um ano depois, ainda a tempo de vencer três etapas na Volta a Espanha e de cumprir duas temporadas completas em 2022 e 2023.

Após aqueles sucessos na Vuelta, a vitória na segunda etapa da Volta a França de 2022, em Nyborg (Dinamarca), e o título europeu de fundo nesse mesmo ano (Alemanha) foram as maiores conquistas recentes de Jakobsen, que, todavia, não tem prosseguido o mesmo nível ascendentes de antes do acidente. Em 2023, apenas sete triunfos, o mais destacado na 2.º etapa da Tirreno-Adriático.

PUB
Cube Stereo ONE

“Antes de entrar para a equipa, competi pela SEG Racing. Lefevere demonstrou interesse em mim, depois disso pedi o número de telefone de Niki Terpstra. Ele estava na equipe na época, era dos seus melhores corredores, sabia como o Wolfpack funcionava, e disse-me que seria uma boa oportunidade para mim”, declara Jakosen num dos excertos do filme.


Imagens Soudal Quick-Step Twitter  

Também vais gostar destes!