Previa-se e confirmou-se: a quinta e última jornada do Challenge de Maiorca, o Trofeo Palma-Palma, terminou com um sprint pelos principais velocistas, após um percurso sem grandes dificuldades do relevo. E a Soudal Quick-Step respirou de alívio. Depois de quatro dias com as táticas a não resultarem, finalmente venceu, no último dia.

PUB
Trek Domane+ SLR

Lançado em bandeja de ouro pelo comboio dos seus companheiros da Soudal Quick-Step, o britânico Ethan Vernon foi o mais rápido e conquistou a quarta vitória da sua ainda jovem carreira, batendo Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty) e Jarne Van de Paar (Lotto Dstny), respetivamente segundo e terceiro classificados.

 

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Os dois portugueses em competição, Rui Oliveira e João Almeida, ambos da UAE Team Emirates, classificaram-se na 65ª posição (a 16 segundos do vencedor) e 97º a 1:08 minutos, respetivamente.

A corrida não teve grande história, ficando marcada pela queda grave de Nacer Bouhanni a poucos quilómetros da chegada, provocando um traumatismo craniano ao sprinter da Arkéa-Samsic. O francês atravessa uma tumultuosa maré de azar, ele que participava este domingo na sua segunda corrida desde o terrível acidente durante o Volta à Turquia em abril de 2022.

Infelicidades à parte, cenário clássico do Trofeo de Palma-Palma é uma longa fuga que depois é anulada, dando lugar discussão ao sprint pela vitória. Este ano, a aventura foi de cinco corredores, os espanhóis Ivan Cobo (Equipo Kern Pharma), Xabier Berasategi (Euskaltel-Euskadi), Marc Terrasa (Espanha) e Alejandro Franco (Burgos-BH), além do belga Vincent Van Hemelen (Team Flanders-Baloise).

Mas o controlo, primeiro, e a perseguição nas últimas dezenas de quilómetros depois, por parte das equipas dos principais sprinters, Soudal Quick-Step, Intermarché-Circus-Wanty e Arkéa-Samsic, impediram o sucesso dos fugitivos, que seria invulgar na prova.

PUB
LIV INTRIGUE LT

Vincent Van Hemelen ainda tentou resistir ‘a solo’, mas também foi absorvido a pouco mais de 15 quilómetros da chegada. À entrada dos últimos cinco ocorreu a queda de Nacer Bouhanni e a Arkéa-Samsic fica sem opções para a vitória. Ao invés, aumentou as de Ethan Vernon, Biniam Girmay, Jarne Van de Paar, entre outros, mas foram estes os mais velozes na reta da meta.

Classificações completas:

www.procyclingstats.com

Também vais querer ler…

Marius Mayrhofer e Loes Adegeest surpreendem favoritos na Cadel Evans Great Ocean Road Race

Fotografias: Twitter Challenge Maiorca

PUB
Specialized Turbo Levo
GoRide
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!