É o regresso à pista da Equipa Portugal. No Europeu que começa esta quinta-feira, estarão presentes os sub-23 Iúri Leitão (Supermercados Froiz) e Maria Martins (Drops) e a júnior Daniela Campos. Vão todos competir nas provas de resistência das respetivas categorias etárias.

- - - Pub - - -

Shimano Deore 12v

Contudo, este Europeu em em Fiorentuola d’Arda, na província italiana de Piacenza tem um pormenor a realçar. As condições meteorológicas vão ser um fator e do qual dependem a realização de todo o programa: a competição vai disputar-se num velódromo ao ar livre. Um pormenor que também deixa uma incógnita quanto à adaptação de ciclistas mais habituados a velódromos fechados.

“Vamos bater-nos por resultados nos oito primeiros nas quatro disciplinas em que estamos inscritos: corrida por pontos, eliminação, omnium e scratch. O Iúri já tem alguma experiência de correr em pistas ao ar livre, mas a Maria e a Daniela vão estrear-se nestas condições, que exigem alguma adaptação, tanto nos andamentos a usar como nos cuidados técnicos, porque a condução nestas circunstâncias tem de ser diferente”, começou por explicar o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Acrescentou: “Já não competimos em pista deste o Mundial de elite – há mais de meio ano – e não temos referências dos nossos adversários. Sabemos que a Maria tem a preparação um pouco atrasada, mas esta participação será importante. Desde logo, para procurar resultados nas primeiras oito posições, mas também tendo em vista o percurso para o Campeonato da Europa de Elite deste ano e para os Jogos Olímpicos de 2021.”

Agenda provisória da Equipa Portugal

8 outubro

15h15: Iúri Leitão – Eliminação Sub-23
16h00: Daniela Campos – Scratch Juniores

9 outubro

17h00: Maria Martins – Scratch Sub-23

10 outubro

15h25: Daniela Campos – Eliminação Juniores
16h00: Maria Martins – Eliminação Sub-23
16h25: Iúri Leitão – Scratch Sub-23

11 outubro

8h30-16h35: Daniela Campos – Omnium Juniores
14h00: Maria Martins – Corrida por Pontos Sub-23
15h00: Iúri Leitão – Corrida por Pontos Sub-23

12 outubro

8h00-15h35: Maria Martins – Omnium Sub-23
8h15-16h15: Iúri Leitão – Omnium Sub-23
13h15: Daniela Campos – Corrida por Pontos Juniores

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.