Eis um dos momentos certamente mais marcantes do ano no ciclismo mundial. Amanhã, terça-feira, dia 16 de agosto, Egan Bernal regressa à competição, menos de oito meses após o grave acidente de treino que fez perigar a sua carreira – inclusive a sua normal mobilidade.

PUB
BH Ultimate EVO 2022

E com uma pequena surpresa, o retorno do corredor colombiano, de 25 anos, às corridas será antecipado alguns dias em relação ao previsto. Fá-lo-á na Volta à Dinamarca, que se inicia esta terça-feira e decorrerá até ao próximo dia 20, ao invés do que foi adiantado no final da última semana, que seria só na Volta à Alemanha, no dia 24 do corrente mês.

Egan Bernal não poderia estar mais entusiasmado. “Depois do que me aconteceu comigo, este é o momento que mais esperava: correr novamente com os meus companheiros de equipa”, afirma o vencedor do Tour de França 2019 e do Giro de Itália de 2021 no site da Ineos Grenadiers.

PUB
Distribuidores Orbea

 

“Não consigo encontrar adjetivos para acentuar o quão difíceis foram últimos oito meses para mim, tanto física quanto mentalmente”, continua Bernal na mesma nota. “Esses momentos farão parte de mim para sempre, é algo que nunca esquecerei – assim como o apoio que recebi da minha família, da minha namorada, da equipa Ineos, e de todos meus fãs”, exortou o ciclista sul-americano.

“Como seres humanos, realmente importamos uns para os outros nesses momentos. Não posso agradecer o suficiente a todos os que estiveram lá por mim. Esse apoio tem sido inestimável para motivar-me todos os dias a trabalhar duro, para poder correr novamente. A todos, um grande obrigado”, acrescentou o corredor, que foi vítima de um grave acidente, quando colidiu com a traseira de um autocarro imobilizado, durante um treino com a bicicleta de contrarrelógio, a alta velocidade, perto de Bogotá, na Colômbia, e de que resultaram múltiplas lesões traumáticas, fraturas e neurológicas.

Bernal termina amanhã o longo caminho de recuperação para a competição, que durante algum tempo esteve em dúvida. Foi isso que o vice-diretor da Ineos, Rod Ellingworth, destacou na iminência do regresso do seu corredor.

“Onde Egan estava há apenas oito meses, e onde está agora! É incrível o progresso que ele fez. Mostrou ao mundo a verdadeira força do seu caráter e a coragem notável para regressar à condição de poder competir. Ainda estamos de prevenção com Egan, mas vê-lo no início do Volta à Dinamarca é um passo importante para o seu retorno ao alto nível”, disse aquele responsável.

“A recuperação a longo prazo de Egan guiou e continua a orientar o nosso programa de assistência médica e física ao corredor. Os nossos objetivos sempre foram orientados para o desempenho, não para as corridas, e toda a família Ineos Grenadiers está orgulhosa e encantada por Egan. Agora, vemo-lo regressar às corridas, que tanto desejou estes longos meses desde o acidente”, conclui Rod Ellingworth.

 

PUB
Orbea Rier Connect

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Estrada