Dylan Groenewegen venceu a primeira etapa da Volta à Arábia Saudita (Saudi Tour) após um árduo trabalho da sua equipa Jayco AlUla ao longo da jornada por estradas desérticas, culminado com um lançamento perfeito de Luka Mezgec.

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

O velocista neerlandês foi mais rápido do que Dusan Rajovic (Bahrain-Victorious) e Max Walscheid (Cofidis), que fecharam o pódio da etapa em que Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi sexto classificado e Ruben Guerreiro (Movistar) 16º, escapando a queda no seio do pelotão a 1,5 km da meta. Ambos os portugueses estão a estrear-se esta temporada.

A fuga foi formada por seis homens, sem relevância para a geral e com muito poucas chances de discutir a vitória na etapa, integralmente percorrida em terreno plano exposto ao vento e com muito calor, entre o AlUla International Airport e Khaybar (180,5 quilómetros).

Foram eles, Marcus Sander Hansen (Uno-X Pro), Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi), Aaron Van der Beken (Bingoal WB), Alessandro Fedeli (Q36.5 Pro Cycling Team), Muhamad Nur Aiman ​​​​Mohd Zariff (Terengganu Polygon Cycling Team) e Kosuke Takeyama (JCL Team UKYO).

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

 

No pelotão, a Jayco AlUla de Dylan Groenewegen e a DSM de Casper Van Uden controlaram os fugitivos quando estava a cerca de cinco minutos e a partir dos 100 quilómetros para a meta, começam a acelerar e os aventureiros… a afrouxar.

No grande grupo, destacou-se, pela negativa, Pascal Ackermann, sprinter da UAE Team Emirates, que pareceu estar em grandes dificuldades e chegou mesmo a perder o contacto durante algum tempo. Muitos corredores foram vítimas de furos, incluindo Groenewegen, que teve dois. A esta tendência provocada pelo piso, juntaram-se o vento lateral e o calor.

A 20 quilómetros da linha, apenas Marcus Sander Hansen resistia da fuga, mas o dinamarquês também foi “absorvido”. Pouco depois, John Degenkolb (DSM), que deveria lançar Casper Van Uden, sofreu um furo e não pôde ajudar o seu velocista.

PUB
LIV INTRIGUE LT

A três quilómetros da chegada ainda nenhuma equipa estava organizada nos seus comboios no pelotão e esse caos contribuiu para uma queda, sem consequências para os principais sprinters ou pretendentes à classificação geral.

Então, a formação Jayco AlUla, com Luka Mezgec em evidência, impôs-se na cabeça do pelotão e lançou, na perfeição, Dylan Groenewegen, que venceu com aparente facilidade. Primeiro triunfo da temporada do neerlandês.

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Volta a San Juan: Sam Welsford com mais uma vitória ao sprint, Miguel Ángel López conquista geral

Fotografias: Twitter Saudi Tour Twitter e Twitter Jayco AlUla 

PUB
Vai à Transpyr com a Kenda!
GoRide
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!