O norueguês Tobias Foss espantou o universo do ciclismo ao conquistar a camisola arco-íris no contrarrelógio nos últimos mundiais, em Wollongong, Austrália, em setembro. O corredor da Jumbo-Visma, de 25 anos, confirmou-se como especialista naquele exercício ao alcançar também a consagração mais importante da sua carreira até ao momento. Mas se recuarmos no tempo, não mais de três anos, encontramos-lhe outras aptidões, que o tornam um ciclista mais completo e que podem justificar outras ambições…

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

Tobias Foss venceu a Volta a França do Futuro (Tour d’Avenir) de 2019 e é certamente com essa referência e a motivação do título mundial que se projeta para mais altas pretensões. “Progredi com este título mundial, que me leva a pensar que pode ser bom começar do zero, fazer algumas boas corridas por etapas e recuperar a confiança. Também acho que percebi que quero um pouco mais, embora saiba que tem de ser um pouco de cada vez,” afirmou o nórdico em entrevista ao Discovery.

 

Foss não esteve bem na temporada de 2022 e o seu primeiro objetivo no ano resultou em fracasso: 54º lugar na classificação geral da Volta a Itália. A camisola de campeão do mundo de contrarrelógio salvou-lhe, então, a época e o norueguês quer agora encontrar alguma estabilidade nos seus desempenhos e revela mais uma vez ser um corredor ambicioso.

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

“Ganhar uma grande volta ainda é o meu sonho absoluto, um sonho pelo qual estou a trabalhar. No momento é mais provável que possa vencer corridas por etapas de poucos dias que tenham um contrarrelógio individual”, assume Foss, que tem contrato com a Jumbo-Visma até final de 2023.

“Se quiser seguir uma carreira como líder nas grandes voltas, em especial no Tour e no Giro, devo admitir que será difícil na minha equipa, onde há tantos outros bons líderes”. Uma dica para o futuro de Tobias Foss que a partir do próximo ano poder passar por outros… destinos.

Fotografia: UCI_WorldsRoad Facebook

Também vais quer ler…

Equipa de Fabian Cancellara na Volta ao Algarve

PUB
Catlike Whisper Evo

 

PUB
Apresentação Titan Desert Marrocos 2023
Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!