Três semanas antes da Grand Départ do Tour de França (1 de julho), a Jumbo-Visma mostrou a sua força este domingo na última e mais montanhosa etapa do Critério do Dauphiné! Jonas Vingegaard e Primoz Roglic dominaram no duro Plateau de Solaison, cortando a meta lado a lado, numa demonstração de hegemonia na corrida, depois de se terem distanciado de todos os seus rivais a pouco mais de 5 quilómetros da meta.

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

O dinamarquês e o esloveno terminaram de mãos dadas, ficando a vitória para Jonas Vingegaard e a classificação geral para Primoz Roglic, com o nórdico na segunda posição. Tudo perfeito.

 

“Finalmente ganhei em França, é fantástico”, afirmou ironicamente Roglic no final da etapa, apesar de já ter vencido o Paris-Nice no início da temporada depois de vários falhanços nessa corrida, no Dauphiné e no… Tour. “Toda a equipa tem sido fortíssima, não sou apenas eu e Jonas [Vingegaard]. Estava tudo sob controlo desde o início da etapa, cada nosso corredor, um por um, fez a sua parte. Jonas foi muito forte na subida final, uma loucura. Podemos ver que as coisas estão a direção certa, podemos estar confiantes para o futuro. Agora ainda há um pouco de trabalho a fazer para estar pronto para o Tour”, concluiu o vencedor do Dauphiné.

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Foto dauphine.fr

Terceiro na etapa, a 15 segundos da intocável dupla da Jumbo-Visma, o australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën) lutou bravamente para que a vantagem do duo da dianteira não fosse esmagadora, e conseguiu-o, mantendo, como prémio, essa mesma posição na geral.

Destaque para Rúben Guerreiro, que foi quinto na tirada, logo atrás do seu líder da EF Education-Nippo, Esteban Chaves, e terminou a prova francesa na oitava posição da geral.

 

O top 5 deste Dauphiné completa-se com Damiano Caruso (4º a 2’33”) e Jack Haig (5º a 3’13”), ambos da Bahrain Victorious. Em seguida estão Louis Meintjes (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Esteban Chaves (EF Education-EasyPost), Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) e Tobias Halland Johannessen (Uno-X), este último o melhor jovem da competição.

A etapa começou a definir-se a parti da descida do Col de la Colombiere, a penúltima contagem de montanha, quando Wout van Aert passou a liderar o grupo principal dos homens da classificação geral em perseguição aos fugitivos do dia. Este excelente trabalho do belga da Jumbo, camisola verde, denunciava o objetivo da sua equipa: vencer a etapa, além, é claro, de garantir a vitória à geral de Primoz Roglic.

Van Aert terminou a sua função nas primeiras encostas do Plateau de Solaison (11,4 km a 9,2%), e foi substituído pelo ‘co-equipier’ Steven Kruijswijk, que impôs um ritmo extremamente seletivo, eliminando adversários importantes como David Gaudu (Groupama-FDJ), Tobias Halland Johannessen (Uno-X), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) e Louis Meintjes (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux).

A 6,5 km da meta, no topo desta montanha de categoria especial, todos os fugitivos tinham sido alcançados e o grupo do camisola amarela Primoz Roglic reduzido à ínfima parte: apenas cinco elementos: além do esloveno, Steven Kruijswijk e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), Ben O’ Connor (AG2R Citroën), Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) e Jack Haig (Bahrain Victorious).

Até que a pouco menos de 5 quilómetros do topo, o festival Jumbo-Visma ganha uma dimensão maior, com Jonas Vingegaard e Primoz Roglic a distanciar-se de todos os seus rivais, apesar da tenaz oposição de Ben O’Connor, que efetivamente obrigou os dois ‘Jumbo’ a não descansarem até à meta, estabilizando a uma distância de apenas 20 segundos.

Foto principal: dauphine.fr

PUB
Mondraker Raze

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Em destaque