A Volta a França não vai ter uma luta de tridentes entre Ineos e Jumbo-Visma. Depois do falhanço total da equipa britânica no Tour de l’Avenir e no Critérium du Dauphiné, com a Jumbo-Visma a ser claramente superior com Primoz Roglic/Steven Kruijswijk/Tom Dumoulin, a Ineos confirmou as expetativas que haviam sido criadas após essas corridas: Chris Froome não vai ao Tour. Porém, também Geraint Thomas ficou de fora dos eleitos.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

O diretor da estrutura, Dave Brailsford, anunciou esta quarta-feita a equipa com que vai tentar ganhar a oitava Volta a França, mas apostando apenas num líder: Egan Bernal, o vencedor de 2019. Froome persegue o sonho de uma quinta vitória, mas já só o poderá fazer quando mudar-se para a Israel Start-Up Nation, equipa pela qual assinou para a próxima temporada.

Thomas, também um vencedor do Tour, será o líder da Ineos para a Volta a Itália (de 3 a 25 de outubro), com o galês a reagir dizendo que está satisfeito por agora ter um objetivo definido. Froome vai despedir-se da Ineos na Volta a Espanha (de 20 de outubro a 8 de novembro).

Ambos os ciclistas mostraram estarem longe do seu melhor na retoma do calendário, com as dúvidas sobre a condição física de Froome a subsistirem, pois há um ano sofreu uma queda grave no Critérium du Dauphiné, que ameaçou a sua carreira.

Juntamente com Bernal, os três ciclistas tinham vindo a público dizer que queriam ganhar o Tour em 2020, originando muita curiosidade como iria a Ineos gerir a ambição do trio. Ainda mais, a forma de correr da Ineos reside muito em ter os seus atletas concentrados em ajudar um líder apenas.

Brailsford resolveu a questão. A surpresa acaba por ser a inclusão de Richard Carapaz na equipa da Volta a França. O ciclista do Equador estava previsto ir tentar ganhar pela segunda vez consecutiva o Giro, mas será afinal o braço direito de Bernal no Tour. Também Pavel Sivakov, que se vai estrear na Volta a França, terá um papel importante no apoio ao colombiano.

Andrey Amador, Jonathan Castroviejo, Michal Kwiatkowski, Luke Rowe e Dylan van Baarle fecham os eleitos para o Tour, que começa no dia 29 de agosto, em Nice.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.