As equipas masculinas WorldTour, Bora Hansgrohe e Deceuninck-QuickStep, deverão ser as primeiras a deixar de utilizar pneus tubulares – os vulgarmente conhecidos ‘boyaux’ – e já a partir da temporada de 2021.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

As duas formações, que são patrocinadas pela Specialized para o fornecimento de bicicletas e de pneumáticos, comprometeram-se a abdicar de tubulares em todos os eventos na temporada que se avizinha, excetuando nas clássicas. No entanto, aquele fabricante norte-americano está a realizar testes em colaboração com a Deceuninck-QuickStep para otimizar a oferta de pneus nessas corridas, a maioria com extensos setores com piso de pavé ou em terra batida [n.d.r.: no caso da Strade Bianche], numa tentativa de garantir a melhor qualidade dos pneus para câmara de ar a serem utilizados exclusivamente em 2021.

O mecânico da Bora-Hansgrohe, Risto Usin, revelou ao site Velon que a equipa “já não está a utilizar pneus tubulares”, substituindo-os pelos “pneus Specialized Turbo Cotton, que basicamente são de câmara de ar”. O site Cyclingnews ouviu o assessor de imprensa da formação alemã, Ralph Scherzer, que confirmou a transição. “Em 2021, apenas pneus de câmara de ar”.

“Ainda estamos a fazer alguns testes em parceria com a Deceuninck-QuickStep nos percursos das clássicas”, explicou Leo Menville, responsável da equipa de estrada na Specialized S-Racing. “No momento, eles estão pensando em usar apenas os Turbo Cotton ou pneus RapirAir com câmaras de ar de látex. Os Turbo Cotton serão usados, certamente, em 80 por cento das corridas”.

A decisão decorre da tendência crescente de recurso das equipas do WorldTour nos pneus de câmara de ar, que atingiu o auge na temporada de 2020. Nesta curta época competitiva, o fabricante de rodas Roval, fornecedor da Deceuninck-QuickStep e da Bora Hansgrohe, surpreendeu com os modelos Aero Rapide CLX e os mais leves Alpinist CLX, exclusivamente para aquele tipo de pneus, fornecendo-os às referidas equipas em alternativa às CLX 50 para tubeless e tubulares.

PUB

Dos dois pneus disponibilizados pela Specialized, os Turbo Cotton são a opção versátil, mais eficaz com piso seco, em que a velocidade (resistência ao rolamento e atrito menores) se sobrepõe à aderência (piso molhado) e à proteção contra furos (pisos irregulares ou sujos). Os Turbo RapidAir, por outro lado, foram concebidos para otimizar a compatibilidade com pneus tubeless e tem revelado elevada aderência, proteção contra furos.

Também vais gostar destes!