Chamaram-lhe o “voo do orgulho colombiano”. Cerca de 100 atletas, de várias modalidades, chegaram à Europa, depois de muita incerteza provocada pela interdição de voar da Colômbia para países da União Europeia. Ciclistas como Egan Bernal (na fotografia) e Nairo Quintana estavam entre aqueles que podem agora começar a preparar as corridas junto das respetivas equipas.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Governo e federação colombianos contribuíram para que os atletas pudessem viajar de Bogotá para Madrid. Uma das condições acordadas é que nenhum terá de fazer uma quarentena de 14 dias. No entanto, para garantir o máximo de segurança possível, todos foram sujeitos a apertadas medidas.

Nas redes sociais e meios de comunicação social colombianos são várias a imagens que demonstram como além do uso da máscara (não puderam tirar durante as cerca de 10 horas de viagem), tiveram de desinfectar as mãos em diversas ocasiões e no caso de Quintana, o ciclista terá optado por usar uma viseira além da máscara.

Presidente colombiano feliz com a viagem dos atletas

O presidente colombiano, Iván Duque, reagiu no Twitter a este voo especial: “Motiva-nos ver o entusiasmo de cada um dos nossos desportistas que partiram para a Europa no voo do orgulho colombiano [hashtag #VueloDelOrgulloColombiano], para representar-nos nos certames internacionais. Este campeões inspiram-nos e são a prova que unidos vamos seguir em frente”, lê-se no Twitter do Chefe de Estado.

No que diz respeito a colombianos a situação fica praticamente resolvida. Porém, ainda há ciclistas na América do Sul e nos Estados Unidos da América que estão a tentar regressar ao Velho Continente. Ian Garrison, por exemplo, foi barrado no aeroporto no início do mês, quando tentava viajar de Atlanta para Amesterdão. O corredor da Deceuninck-QuickStep aguardava ter os documentos oficiais que lhe permitissem sair dos Estados Unidos.

Quanto aos atletas que viajaram neste domingo, são de várias modalidades e a lista de ciclistas (homens e mulheres) é grande, segundo o Cyclingnews.

Ineos: Egan Bernal, Iván Sosa, Sebastián Henao, Brandon Rivera;

Astana: Miguel Ángel López, Hernando Bohórquez, Rodrigo Contreras, Harold Tejada;

EF Pro Cycling: Rigoberto Urán, Daniel Martínez, Sergio Higuita;

Deceuninck-QuickStep: Álvaro Hodeg;

Bahrain McLaren: Santiago Buitrago;

Movistar: Juan Diego Alba, Carlos Betancur;

UAE Team Emirates: Sergio Henao, Camilo Ardila, Cristian Múñoz, Fernando Gaviria, Juan Sebastian Molano;

Arkéa-Samsic: Winner Anacona, Dáyer e Nairo Quintana;

Androni Giocatolli: Miguel Florez, Jonathan Restrepo, Daniel Múñoz;

Michelton Scott: Esteban Chaves;

Burgos-BH: Juan Felipe Osorio;

Caja Rural: Johan García, Alejandro Osorio, Juan Calle;

Colombia Tierra de Atletas GW Bicicletas: Darwin Atapuma, Óscar Quiroz, Omar Mendoza, Nelson Soto, William Múñoz, Bryan Hernández, Hernán Aguirre;

Sub-23: Diego Camargo, Jeison Casallas, Jesús Peña, Wilmar Molina, Wilson Peña, Didier Merchán;

LÊ TAMBÉM:  Dentro da Volta a Portugal 2020 com Hernâni Brôco

Giotti Victoria: Jonathan Cañaveral;

Kern Pharma: Daniel Méndez;

Astana: Liliana Moreno;

Movistar: Paula Patiño.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.